Dicas de cuidados com sua tatuagem

Cuidados com sua tatuagem nova

A arte da tatuagem tornou-se mais comum na sociedade de hoje, no entanto, mesmo que seja uma tendência é necessário seguir algumas dicas de cuidados com a pele após a realização da tatuagem nova.
Depois de conhecer os diferentes estilos de tatuagem, uma dica é: busque significado para seu desenho. Fica marcado para sempre! É importante conhecer os profissionais especializados e os estilos que eles dominam. E principalmente se ele atende os padrões de higiene e esterilização, prezando pela segurança e bem-estar de seus clientes.
No entanto, o resultado para um desenho perfeito e duradouro não é 100% responsabilidade do tatuador, mas também do tatuado. Aqui vai algumas dicas importantes depois que sair do estúdio com sua tatuagem nova, mas mesmo assim peça algumas sugestões para o profissional de sua escolha:

  • Proteja sua pele com filme plástico.

Como a tatuagem é uma ferida aberta, o filme plástico vai ajudar a evitar infecções e contaminações. Use-o assim que terminar a tatuagem nova, porém não prolongue mais que três dias.
O certo é lavar a região tatuada várias vezes ao dia, utilizando sabonete neutro e deixando a pele respirar um pouco.
Peça para o tatuador indicar uma pomada cicatrizante. Aplique-a de quatro em quatro horas durante três a quatro dias.

  • Higienize corretamente.

Remova o plástico e lave a região com sabonete neutro ou antisséptico, para retirar o restante da pomada anterior.
Recomenda-se limpar frequentemente, mas durante o banho evite esponjas ou sabonetes com cheiro forte, pois pode prejudicar a cicatrização.

  • Praia ou piscina? Esqueça!

Esses lugares ficam lindos e agradáveis em dias de Sol. E isso tudo junto é um veneno para sua tatuagem nova.
Primeiramente, porque grande parte das bactérias se desenvolvem na água, aumentando o risco de infecção e contaminação, principalmente em praias ou piscinas públicas;
Já o Sol, é porque conta que os raios UV atrasam a cicatrização, além de causar inflamações que podem alterar  a definição de seu desenho.

  • Reações.

O inchaço e vermelhidão é muito comum nos dois primeiros dias, faz parte do processo de cicatrização. Por isso, é importante manter a pele limpa e seca.
Lá pelo quarto dia, começa a aparecer casquinhas. Não tire! Além de cair sozinha, vai evitar expor a pele que não está pronta.
É difícil por causa da coceira, nós sabemos…. No entanto, para isso você pode optar por continuar utilizando o filme plástico e/ou a pomada.

  • Alimentação

É bom evitar comer alimentos gordurosos e condimentados em excesso, como: refrigerantes, chocolates, carnes gordas, para não dificultar a cicatrização.
Apesar de não haver estudo que comprove o efeito de alguns alimentos durante a recuperação, geralmente estes estão associados à reações alérgicas.
Esse processo de recuperação acontece pelo menos até o fim do primeiro mês. Contudo, mesmo com essas dicas de cuidados  para uma boa cicatrização, é importante manter alguns cuidados durante toda a vida.
Após bem cicatrizada, tenha o hábito de usar hidratantes e protetor solar, o Sol pode desbotar as cores e/ou traços de sua tatuagem. Manter a pele hidratada permite maior durabilidade das cores e com o desenho bem definido por muito tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *